Cases

Decathlon

A Decathlon surgiu em 1976, na França, e pertence à Rede Oxylane, empresa presente em 25 países focada em esportistas, que fatura mais de 7 bilhões de euros por ano. A rede atua em duas atividades: na concepção e na distribuição de artigos esportivos com 20 marcas próprias e 668 lojas pelo mundo. No Brasil a Decathlon, presente desde 2001, está em um forte processo de expansão. Hoje possui 14 lojas e um armazém. Como principais diferenciais estão: a variedade de produtos, a relação custo-benefício de seus produtos e a equipe de vendas, que atua como consultoria esportiva, além de propor serviços, como: oficinas e áreas de estudo e práticas dentro das próprias lojas. Com mais de 50 esportes oferecidos aos mais de 40 milhões de clientes, uma das principais características da Decathlon é a inovação e o desenvolvimento, com o objetivo de promover a saúde e o bem-estar do esporte. Suas marcas, com mais de 65 engenheiros investigadores internos e cerca de 50 laboratórios internos e externos, desenvolve mais de 3500 produtos novos e mais de 50 inovações por ano. A empresa, que emprega 60 mil colaboradores, conta com mais de 350 funções e oportunidades de carreira distribuídas por diversas áreas e em todo o mundo. Inclui várias filiais orientadas para o B2B (criadoras de componentes técnicos, marcas e de produtos desportivos mundiais) e B2C (comercio local e on-line de produtos e serviços), nos seguintes segmentos: Distribuição, Produção, Logística, Informática, Pesquisa e Desenvolvimento. 

Cenário

Toda a gestão de Benefícios e Folha de Pagamentos da Decathlon, até outubro de 2013 e fevereiro de 2014, respectivamente, era realizada pelo DP interno da empresa. A migração aconteceu pela necessidade de ser ter um RH mais estratégico, focado nas ações de retenção e atração de talentos e implantação de novas ferramentas de gestão de pessoas. “Ao assumir a área, percebi que o turnover da empresa estava elevado e que precisávamos desenvolver, com urgência, ações para reverter este cenário. Foi quando decidi terceirizar a gestão de Benefícios e, em seguida, a de Folha de Pagamentos”, conta Ralph Batista, gerente de Recursos Humanos. 

O executivo lembra que, há cerca de dois anos, a Decathlon já havia terceirizado com outro fornecedor, mas, por uma decisão estratégica, entendeu que a melhor alternativa era internalizar. “Desconstruí este pensamento quando mostrei os indicadores e as necessidades de gestão de pessoas da empresa. Decidimos terceirizar novamente e nossa escolha foi a ProPay”. 

Desafios

Ao assumir a conta da Decathlon, os principais desafios da ProPay eram basicamente dois: quanto a Folha, assumir a gestão integral dos processos permitindo que o RH se tornasse mais estratégico, e quanto a Benefícios, diminuir a insatisfação dos funcionários quanto ao pacote de benefícios atual e diminuir o custo da empresa. E foi o que aconteceu. “A ProPay assumiu os processos brilhantemente, dando-nos mais liberdade para desenvolver novos projetos. Ela absorveu toda a demanda operacional e o time de RH da Decathlon pôde pensar no estratégico”, afirma Batista.

Diferenciais

Ralph Batista aponta o relacionamento como um dos pontos mais significativos da ProPay. Para ele, o atendimento diferenciado e a disponibilidade dos profissionais sempre que a Decathlon demanda, são fatores competitivos que fazem da ProPay uma empresa diferenciada no mercado. “A ProPay tem um modelo de gestão estruturada. Há um processo desenhado para cada necessidade, serviço ou novo projeto”. 

Resultados

Com a ProPay, a Decathlon obteve 20% de redução em seus custos operacionais. “O trabalho da ProPay é brilhante. Quanto a gestão de benefícios, percebemos um alto grau de satisfação de nossos colaboradores com a nova operadora”, finaliza o executivo. 

Decathlon

A Decathlon surgiu em 1976, na França, e pertence à Rede Oxylane, empresa presente em 25 países focada em esportistas, que fatura mais de 7 bilhões de euros por ano. A rede atua em duas atividades: na concepção e na distribuição de artigos esportivos com 20 marcas próprias e 668 lojas pelo mundo. No Brasil a Decathlon, presente desde 2001, está em um forte processo de expansão. Hoje possui 14 lojas e um armazém. Como principais diferenciais estão: a variedade de produtos, a relação custo-benefício de seus produtos e a equipe de vendas, que atua como consultoria esportiva, além de propor serviços, como: oficinas e áreas de estudo e práticas dentro das próprias lojas. Com mais de 50 esportes oferecidos aos mais de 40 milhões de clientes, uma das principais características da Decathlon é a inovação e o desenvolvimento, com o objetivo de promover a saúde e o bem-estar do esporte. Suas marcas, com mais de 65 engenheiros investigadores internos e cerca de 50 laboratórios internos e externos, desenvolve mais de 3500 produtos novos e mais de 50 inovações por ano. A empresa, que emprega 60 mil colaboradores, conta com mais de 350 funções e oportunidades de carreira distribuídas por diversas áreas e em todo o mundo. Inclui várias filiais orientadas para o B2B (criadoras de componentes técnicos, marcas e de produtos desportivos mundiais) e B2C (comercio local e on-line de produtos e serviços), nos seguintes segmentos: Distribuição, Produção, Logística, Informática, Pesquisa e Desenvolvimento. 

Cenário

Toda a gestão de Benefícios e Folha de Pagamentos da Decathlon, até outubro de 2013 e fevereiro de 2014, respectivamente, era realizada pelo DP interno da empresa. A migração aconteceu pela necessidade de ser ter um RH mais estratégico, focado nas ações de retenção e atração de talentos e implantação de novas ferramentas de gestão de pessoas. “Ao assumir a área, percebi que o turnover da empresa estava elevado e que precisávamos desenvolver, com urgência, ações para reverter este cenário. Foi quando decidi terceirizar a gestão de Benefícios e, em seguida, a de Folha de Pagamentos”, conta Ralph Batista, gerente de Recursos Humanos. 

O executivo lembra que, há cerca de dois anos, a Decathlon já havia terceirizado com outro fornecedor, mas, por uma decisão estratégica, entendeu que a melhor alternativa era internalizar. “Desconstruí este pensamento quando mostrei os indicadores e as necessidades de gestão de pessoas da empresa. Decidimos terceirizar novamente e nossa escolha foi a ProPay”. 

Desafios

Ao assumir a conta da Decathlon, os principais desafios da ProPay eram basicamente dois: quanto a Folha, assumir a gestão integral dos processos permitindo que o RH se tornasse mais estratégico, e quanto a Benefícios, diminuir a insatisfação dos funcionários quanto ao pacote de benefícios atual e diminuir o custo da empresa. E foi o que aconteceu. “A ProPay assumiu os processos brilhantemente, dando-nos mais liberdade para desenvolver novos projetos. Ela absorveu toda a demanda operacional e o time de RH da Decathlon pôde pensar no estratégico”, afirma Batista.

Diferenciais

Ralph Batista aponta o relacionamento como um dos pontos mais significativos da ProPay. Para ele, o atendimento diferenciado e a disponibilidade dos profissionais sempre que a Decathlon demanda, são fatores competitivos que fazem da ProPay uma empresa diferenciada no mercado. “A ProPay tem um modelo de gestão estruturada. Há um processo desenhado para cada necessidade, serviço ou novo projeto”. 

Resultados

Com a ProPay, a Decathlon obteve 20% de redução em seus custos operacionais. “O trabalho da ProPay é brilhante. Quanto a gestão de benefícios, percebemos um alto grau de satisfação de nossos colaboradores com a nova operadora”, finaliza o executivo. 

Decathlon

A Decathlon surgiu em 1976, na França, e pertence à Rede Oxylane, empresa presente em 25 países focada em esportistas, que fatura mais de 7 bilhões de euros por ano. A rede atua em duas atividades: na concepção e na distribuição de artigos esportivos com 20 marcas próprias e 668 lojas pelo mundo. No Brasil a Decathlon, presente desde 2001, está em um forte processo de expansão. Hoje possui 14 lojas e um armazém. Como principais diferenciais estão: a variedade de produtos, a relação custo-benefício de seus produtos e a equipe de vendas, que atua como consultoria esportiva, além de propor serviços, como: oficinas e áreas de estudo e práticas dentro das próprias lojas. Com mais de 50 esportes oferecidos aos mais de 40 milhões de clientes, uma das principais características da Decathlon é a inovação e o desenvolvimento, com o objetivo de promover a saúde e o bem-estar do esporte. Suas marcas, com mais de 65 engenheiros investigadores internos e cerca de 50 laboratórios internos e externos, desenvolve mais de 3500 produtos novos e mais de 50 inovações por ano. A empresa, que emprega 60 mil colaboradores, conta com mais de 350 funções e oportunidades de carreira distribuídas por diversas áreas e em todo o mundo. Inclui várias filiais orientadas para o B2B (criadoras de componentes técnicos, marcas e de produtos desportivos mundiais) e B2C (comercio local e on-line de produtos e serviços), nos seguintes segmentos: Distribuição, Produção, Logística, Informática, Pesquisa e Desenvolvimento. 

Cenário

Toda a gestão de Benefícios e Folha de Pagamentos da Decathlon, até outubro de 2013 e fevereiro de 2014, respectivamente, era realizada pelo DP interno da empresa. A migração aconteceu pela necessidade de ser ter um RH mais estratégico, focado nas ações de retenção e atração de talentos e implantação de novas ferramentas de gestão de pessoas. “Ao assumir a área, percebi que o turnover da empresa estava elevado e que precisávamos desenvolver, com urgência, ações para reverter este cenário. Foi quando decidi terceirizar a gestão de Benefícios e, em seguida, a de Folha de Pagamentos”, conta Ralph Batista, gerente de Recursos Humanos. 

O executivo lembra que, há cerca de dois anos, a Decathlon já havia terceirizado com outro fornecedor, mas, por uma decisão estratégica, entendeu que a melhor alternativa era internalizar. “Desconstruí este pensamento quando mostrei os indicadores e as necessidades de gestão de pessoas da empresa. Decidimos terceirizar novamente e nossa escolha foi a ProPay”. 

Desafios

Ao assumir a conta da Decathlon, os principais desafios da ProPay eram basicamente dois: quanto a Folha, assumir a gestão integral dos processos permitindo que o RH se tornasse mais estratégico, e quanto a Benefícios, diminuir a insatisfação dos funcionários quanto ao pacote de benefícios atual e diminuir o custo da empresa. E foi o que aconteceu. “A ProPay assumiu os processos brilhantemente, dando-nos mais liberdade para desenvolver novos projetos. Ela absorveu toda a demanda operacional e o time de RH da Decathlon pôde pensar no estratégico”, afirma Batista.

Diferenciais

Ralph Batista aponta o relacionamento como um dos pontos mais significativos da ProPay. Para ele, o atendimento diferenciado e a disponibilidade dos profissionais sempre que a Decathlon demanda, são fatores competitivos que fazem da ProPay uma empresa diferenciada no mercado. “A ProPay tem um modelo de gestão estruturada. Há um processo desenhado para cada necessidade, serviço ou novo projeto”. 

Resultados

Com a ProPay, a Decathlon obteve 20% de redução em seus custos operacionais. “O trabalho da ProPay é brilhante. Quanto a gestão de benefícios, percebemos um alto grau de satisfação de nossos colaboradores com a nova operadora”, finaliza o executivo. 

Decathlon

A Decathlon surgiu em 1976, na França, e pertence à Rede Oxylane, empresa presente em 25 países focada em esportistas, que fatura mais de 7 bilhões de euros por ano. A rede atua em duas atividades: na concepção e na distribuição de artigos esportivos com 20 marcas próprias e 668 lojas pelo mundo. No Brasil a Decathlon, presente desde 2001, está em um forte processo de expansão. Hoje possui 14 lojas e um armazém. Como principais diferenciais estão: a variedade de produtos, a relação custo-benefício de seus produtos e a equipe de vendas, que atua como consultoria esportiva, além de propor serviços, como: oficinas e áreas de estudo e práticas dentro das próprias lojas. Com mais de 50 esportes oferecidos aos mais de 40 milhões de clientes, uma das principais características da Decathlon é a inovação e o desenvolvimento, com o objetivo de promover a saúde e o bem-estar do esporte. Suas marcas, com mais de 65 engenheiros investigadores internos e cerca de 50 laboratórios internos e externos, desenvolve mais de 3500 produtos novos e mais de 50 inovações por ano. A empresa, que emprega 60 mil colaboradores, conta com mais de 350 funções e oportunidades de carreira distribuídas por diversas áreas e em todo o mundo. Inclui várias filiais orientadas para o B2B (criadoras de componentes técnicos, marcas e de produtos desportivos mundiais) e B2C (comercio local e on-line de produtos e serviços), nos seguintes segmentos: Distribuição, Produção, Logística, Informática, Pesquisa e Desenvolvimento. 

Cenário

Toda a gestão de Benefícios e Folha de Pagamentos da Decathlon, até outubro de 2013 e fevereiro de 2014, respectivamente, era realizada pelo DP interno da empresa. A migração aconteceu pela necessidade de ser ter um RH mais estratégico, focado nas ações de retenção e atração de talentos e implantação de novas ferramentas de gestão de pessoas. “Ao assumir a área, percebi que o turnover da empresa estava elevado e que precisávamos desenvolver, com urgência, ações para reverter este cenário. Foi quando decidi terceirizar a gestão de Benefícios e, em seguida, a de Folha de Pagamentos”, conta Ralph Batista, gerente de Recursos Humanos. 

O executivo lembra que, há cerca de dois anos, a Decathlon já havia terceirizado com outro fornecedor, mas, por uma decisão estratégica, entendeu que a melhor alternativa era internalizar. “Desconstruí este pensamento quando mostrei os indicadores e as necessidades de gestão de pessoas da empresa. Decidimos terceirizar novamente e nossa escolha foi a ProPay”. 

Desafios

Ao assumir a conta da Decathlon, os principais desafios da ProPay eram basicamente dois: quanto a Folha, assumir a gestão integral dos processos permitindo que o RH se tornasse mais estratégico, e quanto a Benefícios, diminuir a insatisfação dos funcionários quanto ao pacote de benefícios atual e diminuir o custo da empresa. E foi o que aconteceu. “A ProPay assumiu os processos brilhantemente, dando-nos mais liberdade para desenvolver novos projetos. Ela absorveu toda a demanda operacional e o time de RH da Decathlon pôde pensar no estratégico”, afirma Batista.

Diferenciais

Ralph Batista aponta o relacionamento como um dos pontos mais significativos da ProPay. Para ele, o atendimento diferenciado e a disponibilidade dos profissionais sempre que a Decathlon demanda, são fatores competitivos que fazem da ProPay uma empresa diferenciada no mercado. “A ProPay tem um modelo de gestão estruturada. Há um processo desenhado para cada necessidade, serviço ou novo projeto”. 

Resultados

Com a ProPay, a Decathlon obteve 20% de redução em seus custos operacionais. “O trabalho da ProPay é brilhante. Quanto a gestão de benefícios, percebemos um alto grau de satisfação de nossos colaboradores com a nova operadora”, finaliza o executivo. 

Decathlon

A Decathlon surgiu em 1976, na França, e pertence à Rede Oxylane, empresa presente em 25 países focada em esportistas, que fatura mais de 7 bilhões de euros por ano. A rede atua em duas atividades: na concepção e na distribuição de artigos esportivos com 20 marcas próprias e 668 lojas pelo mundo. No Brasil a Decathlon, presente desde 2001, está em um forte processo de expansão. Hoje possui 14 lojas e um armazém. Como principais diferenciais estão: a variedade de produtos, a relação custo-benefício de seus produtos e a equipe de vendas, que atua como consultoria esportiva, além de propor serviços, como: oficinas e áreas de estudo e práticas dentro das próprias lojas. Com mais de 50 esportes oferecidos aos mais de 40 milhões de clientes, uma das principais características da Decathlon é a inovação e o desenvolvimento, com o objetivo de promover a saúde e o bem-estar do esporte. Suas marcas, com mais de 65 engenheiros investigadores internos e cerca de 50 laboratórios internos e externos, desenvolve mais de 3500 produtos novos e mais de 50 inovações por ano. A empresa, que emprega 60 mil colaboradores, conta com mais de 350 funções e oportunidades de carreira distribuídas por diversas áreas e em todo o mundo. Inclui várias filiais orientadas para o B2B (criadoras de componentes técnicos, marcas e de produtos desportivos mundiais) e B2C (comercio local e on-line de produtos e serviços), nos seguintes segmentos: Distribuição, Produção, Logística, Informática, Pesquisa e Desenvolvimento. 

Cenário

Toda a gestão de Benefícios e Folha de Pagamentos da Decathlon, até outubro de 2013 e fevereiro de 2014, respectivamente, era realizada pelo DP interno da empresa. A migração aconteceu pela necessidade de ser ter um RH mais estratégico, focado nas ações de retenção e atração de talentos e implantação de novas ferramentas de gestão de pessoas. “Ao assumir a área, percebi que o turnover da empresa estava elevado e que precisávamos desenvolver, com urgência, ações para reverter este cenário. Foi quando decidi terceirizar a gestão de Benefícios e, em seguida, a de Folha de Pagamentos”, conta Ralph Batista, gerente de Recursos Humanos. 

O executivo lembra que, há cerca de dois anos, a Decathlon já havia terceirizado com outro fornecedor, mas, por uma decisão estratégica, entendeu que a melhor alternativa era internalizar. “Desconstruí este pensamento quando mostrei os indicadores e as necessidades de gestão de pessoas da empresa. Decidimos terceirizar novamente e nossa escolha foi a ProPay”. 

Desafios

Ao assumir a conta da Decathlon, os principais desafios da ProPay eram basicamente dois: quanto a Folha, assumir a gestão integral dos processos permitindo que o RH se tornasse mais estratégico, e quanto a Benefícios, diminuir a insatisfação dos funcionários quanto ao pacote de benefícios atual e diminuir o custo da empresa. E foi o que aconteceu. “A ProPay assumiu os processos brilhantemente, dando-nos mais liberdade para desenvolver novos projetos. Ela absorveu toda a demanda operacional e o time de RH da Decathlon pôde pensar no estratégico”, afirma Batista.

Diferenciais

Ralph Batista aponta o relacionamento como um dos pontos mais significativos da ProPay. Para ele, o atendimento diferenciado e a disponibilidade dos profissionais sempre que a Decathlon demanda, são fatores competitivos que fazem da ProPay uma empresa diferenciada no mercado. “A ProPay tem um modelo de gestão estruturada. Há um processo desenhado para cada necessidade, serviço ou novo projeto”. 

Resultados

Com a ProPay, a Decathlon obteve 20% de redução em seus custos operacionais. “O trabalho da ProPay é brilhante. Quanto a gestão de benefícios, percebemos um alto grau de satisfação de nossos colaboradores com a nova operadora”, finaliza o executivo. 

Decathlon

A Decathlon surgiu em 1976, na França, e pertence à Rede Oxylane, empresa presente em 25 países focada em esportistas, que fatura mais de 7 bilhões de euros por ano. A rede atua em duas atividades: na concepção e na distribuição de artigos esportivos com 20 marcas próprias e 668 lojas pelo mundo. No Brasil a Decathlon, presente desde 2001, está em um forte processo de expansão. Hoje possui 14 lojas e um armazém. Como principais diferenciais estão: a variedade de produtos, a relação custo-benefício de seus produtos e a equipe de vendas, que atua como consultoria esportiva, além de propor serviços, como: oficinas e áreas de estudo e práticas dentro das próprias lojas. Com mais de 50 esportes oferecidos aos mais de 40 milhões de clientes, uma das principais características da Decathlon é a inovação e o desenvolvimento, com o objetivo de promover a saúde e o bem-estar do esporte. Suas marcas, com mais de 65 engenheiros investigadores internos e cerca de 50 laboratórios internos e externos, desenvolve mais de 3500 produtos novos e mais de 50 inovações por ano. A empresa, que emprega 60 mil colaboradores, conta com mais de 350 funções e oportunidades de carreira distribuídas por diversas áreas e em todo o mundo. Inclui várias filiais orientadas para o B2B (criadoras de componentes técnicos, marcas e de produtos desportivos mundiais) e B2C (comercio local e on-line de produtos e serviços), nos seguintes segmentos: Distribuição, Produção, Logística, Informática, Pesquisa e Desenvolvimento. 

Cenário

Toda a gestão de Benefícios e Folha de Pagamentos da Decathlon, até outubro de 2013 e fevereiro de 2014, respectivamente, era realizada pelo DP interno da empresa. A migração aconteceu pela necessidade de ser ter um RH mais estratégico, focado nas ações de retenção e atração de talentos e implantação de novas ferramentas de gestão de pessoas. “Ao assumir a área, percebi que o turnover da empresa estava elevado e que precisávamos desenvolver, com urgência, ações para reverter este cenário. Foi quando decidi terceirizar a gestão de Benefícios e, em seguida, a de Folha de Pagamentos”, conta Ralph Batista, gerente de Recursos Humanos. 

O executivo lembra que, há cerca de dois anos, a Decathlon já havia terceirizado com outro fornecedor, mas, por uma decisão estratégica, entendeu que a melhor alternativa era internalizar. “Desconstruí este pensamento quando mostrei os indicadores e as necessidades de gestão de pessoas da empresa. Decidimos terceirizar novamente e nossa escolha foi a ProPay”. 

Desafios

Ao assumir a conta da Decathlon, os principais desafios da ProPay eram basicamente dois: quanto a Folha, assumir a gestão integral dos processos permitindo que o RH se tornasse mais estratégico, e quanto a Benefícios, diminuir a insatisfação dos funcionários quanto ao pacote de benefícios atual e diminuir o custo da empresa. E foi o que aconteceu. “A ProPay assumiu os processos brilhantemente, dando-nos mais liberdade para desenvolver novos projetos. Ela absorveu toda a demanda operacional e o time de RH da Decathlon pôde pensar no estratégico”, afirma Batista.

Diferenciais

Ralph Batista aponta o relacionamento como um dos pontos mais significativos da ProPay. Para ele, o atendimento diferenciado e a disponibilidade dos profissionais sempre que a Decathlon demanda, são fatores competitivos que fazem da ProPay uma empresa diferenciada no mercado. “A ProPay tem um modelo de gestão estruturada. Há um processo desenhado para cada necessidade, serviço ou novo projeto”. 

Resultados

Com a ProPay, a Decathlon obteve 20% de redução em seus custos operacionais. “O trabalho da ProPay é brilhante. Quanto a gestão de benefícios, percebemos um alto grau de satisfação de nossos colaboradores com a nova operadora”, finaliza o executivo. 

Decathlon

A Decathlon surgiu em 1976, na França, e pertence à Rede Oxylane, empresa presente em 25 países focada em esportistas, que fatura mais de 7 bilhões de euros por ano. A rede atua em duas atividades: na concepção e na distribuição de artigos esportivos com 20 marcas próprias e 668 lojas pelo mundo. No Brasil a Decathlon, presente desde 2001, está em um forte processo de expansão. Hoje possui 14 lojas e um armazém. Como principais diferenciais estão: a variedade de produtos, a relação custo-benefício de seus produtos e a equipe de vendas, que atua como consultoria esportiva, além de propor serviços, como: oficinas e áreas de estudo e práticas dentro das próprias lojas. Com mais de 50 esportes oferecidos aos mais de 40 milhões de clientes, uma das principais características da Decathlon é a inovação e o desenvolvimento, com o objetivo de promover a saúde e o bem-estar do esporte. Suas marcas, com mais de 65 engenheiros investigadores internos e cerca de 50 laboratórios internos e externos, desenvolve mais de 3500 produtos novos e mais de 50 inovações por ano. A empresa, que emprega 60 mil colaboradores, conta com mais de 350 funções e oportunidades de carreira distribuídas por diversas áreas e em todo o mundo. Inclui várias filiais orientadas para o B2B (criadoras de componentes técnicos, marcas e de produtos desportivos mundiais) e B2C (comercio local e on-line de produtos e serviços), nos seguintes segmentos: Distribuição, Produção, Logística, Informática, Pesquisa e Desenvolvimento. 

Cenário

Toda a gestão de Benefícios e Folha de Pagamentos da Decathlon, até outubro de 2013 e fevereiro de 2014, respectivamente, era realizada pelo DP interno da empresa. A migração aconteceu pela necessidade de ser ter um RH mais estratégico, focado nas ações de retenção e atração de talentos e implantação de novas ferramentas de gestão de pessoas. “Ao assumir a área, percebi que o turnover da empresa estava elevado e que precisávamos desenvolver, com urgência, ações para reverter este cenário. Foi quando decidi terceirizar a gestão de Benefícios e, em seguida, a de Folha de Pagamentos”, conta Ralph Batista, gerente de Recursos Humanos. 

O executivo lembra que, há cerca de dois anos, a Decathlon já havia terceirizado com outro fornecedor, mas, por uma decisão estratégica, entendeu que a melhor alternativa era internalizar. “Desconstruí este pensamento quando mostrei os indicadores e as necessidades de gestão de pessoas da empresa. Decidimos terceirizar novamente e nossa escolha foi a ProPay”. 

Desafios

Ao assumir a conta da Decathlon, os principais desafios da ProPay eram basicamente dois: quanto a Folha, assumir a gestão integral dos processos permitindo que o RH se tornasse mais estratégico, e quanto a Benefícios, diminuir a insatisfação dos funcionários quanto ao pacote de benefícios atual e diminuir o custo da empresa. E foi o que aconteceu. “A ProPay assumiu os processos brilhantemente, dando-nos mais liberdade para desenvolver novos projetos. Ela absorveu toda a demanda operacional e o time de RH da Decathlon pôde pensar no estratégico”, afirma Batista.

Diferenciais

Ralph Batista aponta o relacionamento como um dos pontos mais significativos da ProPay. Para ele, o atendimento diferenciado e a disponibilidade dos profissionais sempre que a Decathlon demanda, são fatores competitivos que fazem da ProPay uma empresa diferenciada no mercado. “A ProPay tem um modelo de gestão estruturada. Há um processo desenhado para cada necessidade, serviço ou novo projeto”. 

Resultados

Com a ProPay, a Decathlon obteve 20% de redução em seus custos operacionais. “O trabalho da ProPay é brilhante. Quanto a gestão de benefícios, percebemos um alto grau de satisfação de nossos colaboradores com a nova operadora”, finaliza o executivo. 

Decathlon

A Decathlon surgiu em 1976, na França, e pertence à Rede Oxylane, empresa presente em 25 países focada em esportistas, que fatura mais de 7 bilhões de euros por ano. A rede atua em duas atividades: na concepção e na distribuição de artigos esportivos com 20 marcas próprias e 668 lojas pelo mundo. No Brasil a Decathlon, presente desde 2001, está em um forte processo de expansão. Hoje possui 14 lojas e um armazém. Como principais diferenciais estão: a variedade de produtos, a relação custo-benefício de seus produtos e a equipe de vendas, que atua como consultoria esportiva, além de propor serviços, como: oficinas e áreas de estudo e práticas dentro das próprias lojas. Com mais de 50 esportes oferecidos aos mais de 40 milhões de clientes, uma das principais características da Decathlon é a inovação e o desenvolvimento, com o objetivo de promover a saúde e o bem-estar do esporte. Suas marcas, com mais de 65 engenheiros investigadores internos e cerca de 50 laboratórios internos e externos, desenvolve mais de 3500 produtos novos e mais de 50 inovações por ano. A empresa, que emprega 60 mil colaboradores, conta com mais de 350 funções e oportunidades de carreira distribuídas por diversas áreas e em todo o mundo. Inclui várias filiais orientadas para o B2B (criadoras de componentes técnicos, marcas e de produtos desportivos mundiais) e B2C (comercio local e on-line de produtos e serviços), nos seguintes segmentos: Distribuição, Produção, Logística, Informática, Pesquisa e Desenvolvimento. 

Cenário

Toda a gestão de Benefícios e Folha de Pagamentos da Decathlon, até outubro de 2013 e fevereiro de 2014, respectivamente, era realizada pelo DP interno da empresa. A migração aconteceu pela necessidade de ser ter um RH mais estratégico, focado nas ações de retenção e atração de talentos e implantação de novas ferramentas de gestão de pessoas. “Ao assumir a área, percebi que o turnover da empresa estava elevado e que precisávamos desenvolver, com urgência, ações para reverter este cenário. Foi quando decidi terceirizar a gestão de Benefícios e, em seguida, a de Folha de Pagamentos”, conta Ralph Batista, gerente de Recursos Humanos. 

O executivo lembra que, há cerca de dois anos, a Decathlon já havia terceirizado com outro fornecedor, mas, por uma decisão estratégica, entendeu que a melhor alternativa era internalizar. “Desconstruí este pensamento quando mostrei os indicadores e as necessidades de gestão de pessoas da empresa. Decidimos terceirizar novamente e nossa escolha foi a ProPay”. 

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Ralph Batista aponta o relacionamento como um dos pontos mais significativos da ProPay. Para ele, o atendimento diferenciado e a disponibilidade dos profissionais sempre que a Decathlon demanda, são fatores competitivos que fazem da ProPay uma empresa diferenciada no mercado. “A ProPay tem um modelo de gestão estruturada. Há um processo desenhado para cada necessidade, serviço ou novo projeto”. 

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