Blog

11/03/2015

Você sabe o que é Chikungunya?

Muito se tem falado sobre a doença Chikungunya, mas poucos sabem realmente o que é, como é transmitida e como se prevenir. O primeiro caso de Chikungunya aqui no Brasil apareceu em 2014 no Amapá, desde então, frequentemente foram registrados diversos casos no Ministério da Saúde de pessoas que contraíram a doença em território brasileiro.  Tire suas dúvidas e saiba como evitar:

O que é?

É uma doença infecciosa febril, causada pelo vírus Chikungunya, transmitida pelos mosquitos Aedes albopictuse Aedes aegypti, os mesmos mosquitos causadores da Dengue.

Quais são os sintomas?

Os sintomas mais comuns são febre acima de 39 graus, de início repentino, e dores intensas nas articulações de pés e mãos – dedos, tornozelos e pulsos. Podem ocorrer dor de cabeça, dor muscular e aparecimento de manchas vermelhas na pele. 

Dor nas articulações também não ocorre nos casos de dengue?

Sim, mas a intensidade é menor. Em se tratando de Chikungunya, é importante reforçar que a dor articular, presente em 70% a 100% dos casos, é intensa e afeta principalmente pés e mãos (geralmente tornozelos e pulsos).

Como a doença é transmitida?

O vírus é transmitido pela picada da fêmea de mosquitos infectados.

Como posso me prevenir?

Como a doença é transmitida por mosquitos, é preciso reforçar as medidas de eliminação de criadouros. As medidas de prevenção são exatamente as mesmas para o controle da dengue. Não deixar acumular água em recipientes, mantenha a caixa d’água sempre fechada, encha de areia até a borda os pratinhos de flores, guarde garrafas de cabeça para baixo, entregue seus pneus velhos ao serviço de limpeza urbana ou guarde-os sem água em local coberto e abrigado da chuva e não deixe acumular água parada.

*Fonte: Equipe de Conteúdo ProPay
Ministério da Saúde

Clientes

Conheça quem hoje faz a história da ProPay ser um sucesso.

Sabó Grupo Libra Covidien Brasil Máquinas Rocket Soter Pamcary Par Corretora de Seguros Damásio Nidera Valeo Junior Grupo Flytour Mercedes Benz Alphaprint
http://www.propay.com.br/